quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Como calculadoras ambulantes

Haroldo Gomes [*]

Desde que recebi uma mensagem de texto da operadora de celular, há cerca de dois meses, informando que para ligar a partir de agora por meio de DDD para São Paulo temos que acrescentar o dígito 9 aos tantos números já existentes - com mais o nove passaram para 14. Então, fiquei a meditar. Em resumo, nunca tive relação amistosa com os números e a matemática. Que o digam os concursos em que há esta disciplina.
Aliás, não só eu, mas a maioria dos brasileiros. Não é desculpa, é fato. Os índices avaliativos relacionados à educação não me deixam mentir. É aquela tal coisa, se você não pode vence-la, junte-se a ela. É o que venho tentando fazer para não colocar a culpa apenas na matemática, afinal, ela é exata, dizem os matemáticos.
E não dá mesmo para viver sem eles. O celular, o cartão de crédito, para acessar o e-mail, para pagar um simples boleto apenas com os números do código de barras é aquele sufoco. Ai, você enlouquece quando olha a quantidade de números, se tiver um dígito errado ou invertido o pagamento vai parar em outra conta. Eles estão por toda parte.
Há quem não consiga fazer uma continha usando uma das quatro operações. Memorizar tantos úmeros então! Desta fase eu consegui passar. Até já memorizei os números do RG e os do CPF; por outro lado, resolver uma questão com tantos números e letras é um tormento. No concurso recente da Prefeitura de Castanhal fiquei cerca de meia hora em uma questão, o resultado não condizia com as alternativas relativas à questão. Assim que saiu o gabarito corri para tirar a dúvida: errei! Até aí nenhuma novidade. O problema é que mandei um matemático fazer a questão e ele também não encontrou o resultado. Mas vamos à diante, ela é exata!  
De uma forma ou de outra, a gente vai se transformando sem perceber em verdadeiras calculadoras, são números para todos os lados, e desta forma eles vão ficando íntimos. Isso não quer dizer que estejamos melhores em matemática; mas já vale pela aproximação.
________
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Castanhal - Fcat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário