sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Você já sabe em quem vai votar para prefeito?

by Haroldo Gomes

O prefeito Hélio Leite provocou um ataque de risos na platéia presente à sessão solene da Câmara, por ocasião das comemorações do aniversário dos 80 anos de Castanhal, ao fazer a seguinte declaração: “muitas pessoas me param na rua e me perguntam quem será o meu candidato a prefeito? Eu respondo: faltando menos de um ano pro fim do meu mandato, se eu disser agora, vocês vão atrás dele e vão me deixar no esquecimento”, (risos).
Uma das características do governo ‘Tucano’ é montar bases de sustentação política nas cidades-pólo do Estado e ter o controle da situação e facilitar a governabilidade. Principalmente agora que os separatistas estão mais irritados com a derrota no plebiscito, que apontou o NÃO como vencedor. Castanhal é o quinto colégio eleitoral do Estado, e Jatene sabe muito bem a importância que a cidade represente para a consolidação de seu projeto político.
Nesse contexto, o nome de Márcio Miranda, médico, capitão PM, deputado estadual e líder do governo na Alepa desponta como candidato certo para suceder Hélio Leite pelos próximos quatro anos.
Conhecido o indicado do governador Simão Jatene e de Hélio Leite, fica a dúvida: quem será o vice? Nomes não faltam como opção. Assim como Hélio segurou o nome de Jucivaldo Nascimento como seu vice até os acréscimos do segundo tempo nas eleições passadas, a mesma tática vem sendo executada com sucesso agora. O tema é motivo de debate em todos os lugares da cidade, inclusive nos corredores da Prefeitura e das secretarias.
DEM e PR são aliados, logo, fica fácil deduzir que o nome a ser escolhido será do Partido da República, e neste caso, o nome do atual presidente da Câmara de Vereadores, Nivan Noronha, soa com certa harmonia nos bastidores. Embora não seja assumido em público por ambos os grupos políticos.
Mesmo com as escolhas eventualmente definidas, pretensos candidatos de outras legendas, como o PMDB e o PT, não abrem mão de lutar pela cadeira mais importante da cidade. O que pode deixar o pleito mais competitivo; mas que dificilmente mudará o resultado das urnas em outubro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário