quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Reportagem_16_09_2015

13% dos brasileiros usam conexão de terceiros, compartilhamento aumenta à medida que a renda diminui
 
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios divulgada nesta terça-feira (15), pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), 13% dos brasileiros utilizam como ponto de acesso a conexão de terceiros. E o mais comum é o vizinho. E dá para se dimensionar bem a situação revelada na pesquisa, em municípios como Santa Izabel, por exemplo. A cidade fica na região metropolitana de Belém, e todas as secretarias municipais e a biblioteca pública disponibilizam Wi-Fi grátis aos frequentadores.
A pesquisa foi elaborada metodologicamente por meio de entrevistas com moradores de 19 mil domicílios em mais de 350 municípios de todo o Brasil, entre outubro de 2014 e março de 2015.
Outro dado interessante da pesquisa é que os pesquisadores não questionaram se a conexão compartilhada é autorizada ou não. Mas, durante a abordagem foi constatado que a prática é mais comum entre pessoas que moram nas regiões Nordeste (22%), Centro-Oeste (10%), Norte e Sudeste (ambos com 11%) e Sul (12%).
Contudo, quando o aspecto analisado é a renda familiar, o índice de adeptos da conexão compartilhada aumenta conforme o dinheiro diminui. Os domicílios com renda de até um salário mínimo chegam a 18%, enquanto em casa com renda de mais de dez salários mínimos é de 6%. Portanto, não há tanta disparidade quando o critério analisado é a classe social.
Essa prática vem se tornando cada vez mais frequente por conta da mobilidade, afinal, os aparelhos de celular são inseparáveis. Eles estão presentes em 76% dos domicílios pesquisados, seguido dos computadores de mesa (54%), notebooks (46%), tablets (22%).##THO HG

Nenhum comentário:

Postar um comentário