segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Assessoria de Imprensa - Parte III





No capítulo anterior falei sobre como funciona a assessoria de imprensa e quem faz a assessoria de imprensaNeste capítulo, falo sobre...

Quais as garantias da pauta emplacar?
Em resposta à pergunta acima, a chance é absolutamente nenhuma. Zero! Dessa forma o contratante pode argumentar: “Mas eu estou pagando”. Sim, está pagando um profissional para criar um relacionamento com a mídia que pode gerar matérias. E outra coisa deve ficar bem definida: matéria jornalística não é peça publicitária!
Quem trabalha com produção de notícias diariamente sabe que im­previstos acontecem e que eles podem derrubar uma ma­téria de uma hora para a outra. Portanto, ninguém tem podres supremos para garantir o que se tornará matéria no futuro.
Didaticamente falando é mais ou menos assim: sua empresa lançou um novo serviço que tem grande relevância jornalística. O assessor de imprensa faz o seu papel e consegue convencer um grande jornal impresso a cobrir o evento e a faz­er a matéria. Está tudo acertado quando, sem mais nem menos, tem-se notícia de que o Governo do Estado do Pará aumentou o salário dos servidores públicos em 1000%. Ime­diatamente, todos os repórteres do jornal são deslocados emer­gencialmente para lá. Fatalmente, a pauta foi por água abaixo juntamente com os tripulantes do navio de guerra Brigue Palhaço.

Por que, então, contratar uma assessoria de imprensa?
Vimos no tópico anterior que uma assessoria de imprensa não se resume a um mero serviço de venda de pautas, que é impossível afirmar que ela vai emplacar. Nosso serviço é procurar estabelecer um diálogo constante entre a empresa e os meios de comunicação.
Esse diálogo é fundamental para que sua empresa, seu produ­to ou você mesmo (assessorado), se torne conhecido pelos jornalistas e veículos de comunicação. E quando isso ocorre, as chances de uma pauta emplacar aumen­tam consideravelmente.
É bom lembrar que alguns veículos, como jornais e re­vistas, têm cadernos específicos, e que o relacionamento com os repórteres ou editores é a chave para emplacar uma matéria. E a assesso­ria de imprensa quem faz essa intermediação.
É por isso que a maioria das empresas hoje em dia tem uma boa assessoria. Seus gestores sabem que, em situações boas ou ruins, precisam dar uma satisfação ao seu público, ou mesmo à sociedade.  
Como lidar com as crises? Esse será o tema do nosso próximo encontro. Até lá. Um grande abraço!
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Haroldo Gomes é jornalista profissional, graduado pela Universidade da Amazônia (Unama), tem mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa, uma das vertentes que mais absorve profissionais em comunicação (relações públicas, jornalistas e publicitários).

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