No capítulo anterior falei sobre como funciona a assessoria de imprensa e quem faz a assessoria de imprensa? Neste capítulo, falo sobre...
Quais as garantias da pauta emplacar?
Em resposta à pergunta acima, a chance é
absolutamente nenhuma. Zero! Dessa forma o contratante pode argumentar: “Mas eu
estou pagando”. Sim, está pagando um profissional para criar um relacionamento
com a mídia que pode gerar matérias. E outra coisa deve ficar bem definida: matéria
jornalística não é peça publicitária!
Quem trabalha com produção de notícias diariamente
sabe que imprevistos acontecem e que eles podem derrubar uma matéria de uma
hora para a outra. Portanto, ninguém tem podres supremos para garantir o que se
tornará matéria no futuro.
Didaticamente falando é mais ou menos assim: sua
empresa lançou um novo serviço que tem grande relevância jornalística. O
assessor de imprensa faz o seu papel e consegue convencer um grande jornal
impresso a cobrir o evento e a fazer a matéria. Está tudo acertado quando, sem
mais nem menos, tem-se notícia de que o Governo do Estado do Pará aumentou o
salário dos servidores públicos em 1000%. Imediatamente, todos os repórteres do
jornal são deslocados emergencialmente para lá. Fatalmente, a pauta foi por
água abaixo juntamente com os tripulantes do navio de guerra Brigue Palhaço.
Por
que, então, contratar uma assessoria de imprensa?
Vimos no tópico anterior que uma assessoria de
imprensa não se resume a um mero serviço de venda de pautas, que é impossível
afirmar que ela vai emplacar. Nosso serviço é procurar estabelecer um diálogo
constante entre a empresa e os meios de comunicação.
Esse diálogo é fundamental para que sua empresa,
seu produto ou você mesmo (assessorado), se torne conhecido pelos jornalistas
e veículos de comunicação. E quando isso ocorre, as chances de uma pauta
emplacar aumentam consideravelmente.
É bom lembrar que alguns veículos, como jornais e revistas, têm
cadernos específicos, e que o relacionamento com os repórteres ou editores é a
chave para emplacar uma matéria. E a assessoria de imprensa quem faz essa
intermediação.
É por isso que a maioria das empresas hoje em dia tem uma boa
assessoria. Seus gestores sabem que, em situações boas ou ruins, precisam dar
uma satisfação ao seu público, ou mesmo à sociedade.
Como
lidar com as crises? Esse será o tema do nosso próximo encontro. Até lá. Um
grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário