segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Assessoria de Imprensa - Partes I e II


O que é uma assessoria de imprensa?
A assesso­ria de imprensa é definida – segundo manuais - como o serviço prestado para empresas ou pessoas pelo qual informações jornalísticas das mesmas são enviadas aos veículos de comunicação. Os releases elaborados pela assessoria de imprensa são enviados todos os dias às redações de jornais; revistas; sites; rádios e TVs. Em uma linguagem mais simples, pode-se dizer que a as­sessoria de imprensa funciona como um meia-armador, no meio de campo, estabelecendo relação entre a empresa e os veículos de comunicação e órgãos de imprensa.

Por que você e sua empresa devem contratar os serviços de um assessor de imprensa?
Suponhamos que você, empreendedor, deseja divulgar um produto. Produto neste caso é o objeto a ser assessorado. Pode ser a sua empresa, você mesmo, até mesmo um produto produzido por sua empresa. Suponhamos ainda que você quer divulgar esse produto de maneira alternativa, uma vez que você não é lá muito fã de campanhas de publicidade.
Ou seja, você quer que seu produto seja associado à credibilidade, e não ao mundo fantasioso retratado nos anúncios publicitários, como a família feliz em um comercial de margarina ou a igualdade social brasileira vista nos anúncios de bancos.
Para isso, a solução é divulgar sua marca por meio de uma notí­cia. Sua empresa será citada pelo repórter/apresentador (âncora), pegando carona em toda a credibilidade associada ao veículo de imprensa. É neste momento que entra em cena o trabalho do assessor de imprensa.

Assessoria de Imprensa - Parte II
No capítulo anterior, abordei o que é uma assessoria de imprensa? E por que você e sua empresa devem contratar os serviços de um assessor de imprensa? No capítulo a seguir, falo sobre...
Como funciona a assessoria de imprensa?
O ponto de partida é a realização de uma reunião entre o assessor e os responsáveis da empresa, ou pessoas (políticos, empresários, executivos, profissionais liberais etc.) assessorada para conhecer a fundo, no casa de uma empresa no que diz respeito ao que ela produz, os departamentos, enfim, tudo o que for relevante e que tenha potencial para virar notícia. Este processo é chamado tecnicamente de IMERSÃO.
Daí em diante o profissional contratado para a função procura traçar uma estratégia de comunicação. De posse do perfil em mãos, o assessor definirá quais os tipos de matérias que podem ser geradas. Usando seu aporte profissional, o assessor terá uma visão ampla de quais meios de comunicação poderão publicar as pautas. Para isso, serão produzidos textos respeitando as especificidades de cada veículo de comunicação, afinal, cada um tem seu público-alvo.

Quem faz a assessoria de imprensa?
Em quase sua totalidade, quem exerce esse papel são jornalistas. Isso ocorre por duas razões.
A primeira tem a ver com o meio. Para que uma pauta vire notícia, é necessário que o assessor conheça os mean­dros da imprensa (o caminho que a pauta percorre até virar uma reportagem, nota etc.). Além disso, o assessor deve ter a sensibilidade de saber aqui­lo que tem potencial para ser publicado (e deve saber a que veículo de imprensa oferecer o material); caso contrário, o release vai para a gaveta, e de notícia fria pode até congelar. E ela estará perdida!
A segun­da razão é que os jornalistas estão atentos às novidades comunicacionais. As matérias, de modo geral, são produzidas no calor de um grande acontecimento. Faz parte do trabalho do assessor identificar den­tro da conjuntura o que a empresa assessorada pode ou não apresentar como material capaz de virar uma matéria.
Como se pôde perceber, o assessor de imprensa deve, acima de tudo, ser um profissional capaz de formular sugestões e por meio delas apresentar opções de noticiabilidade aos diversos veículos de comunicação. Quando isso ocorre, é bom para à imprensa, e melhor para a empresa ou pessoa assessorada.
Essa fórmula é infalível e sempre dá certo? A resposta é o objetivo do nosso próximo encontro/capítulo.
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Haroldo Gomes é jornalista profissional, graduado pela Universidade da Amazônia (Unama), tem mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa, uma das vertentes que mais absorve profissionais em comunicação (relações públicas, jornalistas e publicitários).

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