O que é uma assessoria de imprensa?
A assessoria
de imprensa é definida – segundo manuais - como o serviço prestado para
empresas ou pessoas pelo qual informações jornalísticas das mesmas são enviadas
aos veículos de comunicação. Os releases elaborados pela assessoria de imprensa
são enviados todos os dias às redações de jornais; revistas; sites; rádios e
TVs. Em uma linguagem mais simples, pode-se dizer que a assessoria de imprensa
funciona como um meia-armador, no meio de campo, estabelecendo relação entre a
empresa e os veículos de comunicação e órgãos de imprensa.
Por que você e sua empresa devem contratar os
serviços de um assessor de imprensa?
Suponhamos que
você, empreendedor, deseja divulgar um produto. Produto neste caso é o objeto a
ser assessorado. Pode ser a sua empresa, você mesmo, até mesmo um produto
produzido por sua empresa. Suponhamos ainda que você quer divulgar esse produto
de maneira alternativa, uma vez que você não é lá muito fã de campanhas de
publicidade.
Ou seja, você
quer que seu produto seja associado à credibilidade, e não ao mundo fantasioso
retratado nos anúncios publicitários, como a família feliz em um comercial de
margarina ou a igualdade social brasileira vista nos anúncios de bancos.
Para isso, a
solução é divulgar sua marca por meio de uma notícia. Sua empresa será citada
pelo repórter/apresentador (âncora), pegando carona em toda a credibilidade
associada ao veículo de imprensa. É neste momento que entra em cena o trabalho
do assessor de imprensa.
Assessoria de Imprensa - Parte II
No capítulo anterior, abordei o que é uma assessoria de
imprensa? E por
que você e sua empresa devem contratar os serviços de um assessor de imprensa? No
capítulo a seguir, falo sobre...
Como funciona a assessoria de imprensa?
O ponto de partida é a realização de uma reunião entre o assessor
e os responsáveis da empresa, ou pessoas (políticos, empresários, executivos,
profissionais liberais etc.) assessorada para conhecer a fundo, no casa de uma empresa
no que diz respeito ao que ela produz, os departamentos, enfim, tudo o que for
relevante e que tenha potencial para virar notícia. Este processo é chamado
tecnicamente de IMERSÃO.
Daí em diante o profissional contratado para a função procura traçar
uma estratégia de comunicação. De posse do perfil em mãos, o assessor definirá
quais os tipos de matérias que podem ser geradas. Usando seu aporte
profissional, o assessor terá uma visão ampla de quais meios de comunicação
poderão publicar as pautas. Para isso, serão produzidos textos respeitando as
especificidades de cada veículo de comunicação, afinal, cada um tem seu público-alvo.
Quem faz a assessoria de imprensa?
Em quase sua totalidade, quem exerce esse papel são jornalistas.
Isso ocorre por duas razões.
A primeira tem a ver com o meio. Para que uma pauta vire notícia, é
necessário que o assessor conheça os meandros da imprensa (o caminho que a
pauta percorre até virar uma reportagem, nota etc.). Além disso, o assessor
deve ter a sensibilidade de saber aquilo que tem potencial para ser publicado
(e deve saber a que veículo de imprensa oferecer o material); caso contrário, o
release vai para a gaveta, e de notícia fria pode até congelar. E ela estará
perdida!
A segunda razão é que os jornalistas estão atentos às novidades
comunicacionais. As matérias, de modo geral, são produzidas no calor de um
grande acontecimento. Faz parte do trabalho do assessor identificar dentro da
conjuntura o que a empresa assessorada pode ou não apresentar como material capaz
de virar uma matéria.
Como se pôde perceber, o assessor de imprensa
deve, acima de tudo, ser um profissional capaz de formular sugestões e por meio
delas apresentar opções de noticiabilidade aos diversos veículos de
comunicação. Quando isso ocorre, é bom para à imprensa, e melhor para a empresa
ou pessoa assessorada.
Essa fórmula é infalível e sempre dá certo? A
resposta é o objetivo do nosso próximo encontro/capítulo.
__________
Haroldo Gomes é jornalista profissional,
graduado pela Universidade da Amazônia (Unama), tem mais de 10 anos de
experiência em assessoria de imprensa, uma das vertentes que mais absorve
profissionais em comunicação (relações públicas, jornalistas e publicitários).
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