sexta-feira, 17 de junho de 2016

COMENTÁRIO LITERÁRIO_17_06_2016_THO HG

Agora sabemos o que os homens fazem no bar

Confesso que fiquei curioso quando o Moacir Silva me disse, “Hagagê, tenho um presente pra você”, há cerca de duas semanas. E feliz da vida quando me presenteou com o livro “O que os homens fazem no bar”, do escritor Jaime Freire Campo.
O Jaime conheço dos tempos da Biasom, por intermédio do próprio Moacir Silva, isso quando eu iniciara no jornalismo. E lá se vão alguns anos. Meu caro, Jaime, não quero bancar o crítico literário, embora também seja cronista, jornalista e graduando em Letras. O livro fala por si mesmo. Haja vista que foi prefaciado pelo ilibado Tenório Nascimento.
Quero mesmo é elogiar, parabenizar-te, e te dizer: que bom que o teu eu lírico assassinou o poeta e abduziu o cronista. Que, aliás, é um misto de tudo, de todos os outros gêneros. Prova disso que falas com propriedade sobre várias temáticas, com leveza, clareza e ritmo.
É, Jaime, de fato, ninguém envelhece impunimente. As letras, o gênero crônica ganharam um aficionado lapidado pelo tempo, apaixonado e emotivo que narra com olhar clínico as indagações suas e de muita gente sobre o lugar em que vive. Dando vida, dando voz aos seus leitores.
Muitas de suas crônicas já havia lido – uma vez que durante alguns anos fui diagramador de A Tribuna – onde muitas foram publicadas. E as que não havia lido, me permiti lê-las lentamente, como quem degusta um bom vinho.
Quanto ao seu local de inspiração, quem já leu a obra, já descobriu que além de vender bebidas para pessoas que riem e falam alto, ele tem muitas finalidades. Uma delas é inspirar a produção literária. Seu livro não me deixa mentir.
Ler é criar e recriar imagens. Escrever é caminhar pelo mundo da imaginação. Quanto ao seu livro, Jaime, não me canso de bebê-lo. Então, tim! tim!

Por Haroldo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário