segunda-feira, 20 de junho de 2016

LITERATURA_20_JUNHO DE 2016_THO HG

Contos, poemas e vinho tinto: uma mistura convidativa!

Até então nunca havia ganho tantos livros em minha vida como agora. A maioria já os li. Porém, à medida que vão chegando, vão entrando para a relação dos lidos e comentados. Como o mais recente, de título “Contos, poemas e vinho tinto”, do escritor izabelense Dayvid Cristian.
O vinho dispensa comentários, sempre bem-vindo em qualquer ocasião. Assim também é a definição de sua obra, que é datado de 2014, mas só agora tive acesso.
Os escritores e poetas são loucos solitários conscientes que lutam resolutamente para materializar suas ideias, obras. E sempre que isso corre merece nosso reconhecimento.
O livro em si é uma viagem interessante por meio de contos que vagam no tempo, entre o passado e o presente, em que o protagonista embora vague por outras terras, o lócus é a Belém do Pará. O estilo usado por Cristian é pouco comum entre os escritores desse gênero, ora, em primeira pessoa; ora, em terceira.
Sua narrativa descritiva é perfeita e rica em detalhes e revelações. Como falei lá no início, um pouco de loucura poética, em um de seus contos ousa revelar por meio de um diálogo com um mendigo numa de suas noitadas pelas noites belenenses sobre a possibilidade de cobrar de Deus alguns por menores. “Depois do tudo, o nada. Depois do nada, o abismo (...)”, sua poesia escorre sobre o prisma do amor, em que para traduzir, melhor ler a obra para maiores conclusões.
Quanto ao meu exemplar, ele está na estante devidamente autografado. Se ficou curioso, ainda dá tempo de conseguir o seu exemplar. Afinal de contas, uma boa leitura com ou sem vinho é sempre convidativa. Um brinde e boa leitura! 

Por Haroldo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário