segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CRÔNICA DA SEMANA_29_02_2016_THO HG

O país de coxinhas
Por Haroldo Gomes 
Caso você seja do tipo que julga livro pela capa, o texto pelo título, e achou que se trate de alguma dica de culinária, errou! Mas, se estiver com fome, suponho que encheu a boca de água com a iguaria que é feita de massa com recheio de frango, camarão, caranguejo... Quando se usa essa expressão é certeza de que a imagem mais recorrente que vem a nossa cabeça seja essa. Porém, também não é mais um slogan ou apologia a algum plano mirabolante do governo federal que vai erradicar a fome no Brasil.
‘Coxinha’ ainda não consta entre os demais verbetes nos dicionários. Nos últimos tempos ela vem sendo usada para designar as pessoas com pensamentos ideológicos contrários aos do governo, ou mesmo antigoverno. Como a massa em torno dos protestos ocorridos país a fora nos últimos anos pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Não há ainda consenso formado sobre o termo. Muitos manifestantes gostam; já outra parte considera a expressão pejorativa. Com tanta variação, por que não elevá-la à categoria de verbo? – Ficaria interessante nas manchetes dos jornais e noticiários de tevê: “manifestantes estão ‘coxinhando’ neste momento contra o governo”. Neologismo eventual a parte!  
Independentemente da nomenclatura, a inclinação do brasileiro para protestar e interditar vias é enorme. Não se limitando apenas aos políticos. Haja vista que há também o movimento dos anticoxinhas. Roger Moreira (vocalista do Ultraje a Rigor) foi vaiado pelo público na abertura do show dos Rolling Stones, recentemente. Quando as pedras rolaram e houve troca de xingamentos de ambas as partes. Tudo porque o cantor é crítico assumido do governo petista.
Evidentemente nos últimos tempos tem se tornado mais efetivo os protestos, assim como o aumento do número de anticoxinhas, algo como o milagre da multiplicação de insetos em volta da lâmpada quando acesa. O caso é protestar contra o protesto. Para os anticoxinhas além de perseguição infundada, até a justiça está jogando contra e armando pretextos para cassar o mandato da atual presidente e de quebra mandar para a cadeia o ex-presidente Lula.
Ainda bem que existe diferença entre coxinhas: a iguaria é sugestiva em qualquer ocasião, serve até como cardápio quando assistimos aos embates entre coxinhas e anticoxinhas pela TV em dias de manifestações. Embora haja tanta diferença entre elas, há uma congruência: em excesso, tanto uma quanto a outra causam mal estar. E assim o país desce a ladeira, caminhando e protestando, sendo que na maioria dos casos sem surtir o efeito esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário