sábado, 21 de setembro de 2013

Castanhal pode sofrer epidemia de Dengue




 É neste prédio que já condenado pelo MP que funciona a coordenação de Endemias, antiga FUNASA.
Por Haroldo Gomes
De acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, o nível de controle de infestação do mosquito da Dengue é até 1%. Conforme números do Departamento Estadual de Controle de Endemias – DCE, divulgados em seu site, a situação de Castanhal é preocupante e inspira cuidados, já que este número hoje é de 3,6%. Índice muito alto, o que coloca a cidade em estado de alerta para uma epidemia da doença.
Um grupo de Agentes Comunitários de Endemias - ACE, da secretaria municipal de Saúde, que pediu para não ter seus nomes divulgados nesta reportagem, temendo retaliações. De acordo com eles, “o que falta mesmo em nosso setor é gestão”. “No mesmo período do ano passado, o índice de infestação estava controlado, ou seja, em 1%”. (Ver abaixo, comparação dos números).
Os agentes afirmam que o que está ocorrendo no setor é politicagem e perseguição em vez de trabalho. “Eles colocaram uma pessoa sem preparo e sem conhecimento para coordenar nosso setor, que exige alto grau de conhecimento técnico. Além disso, o coordenador que aí está (Sr. Elielson), é uma pessoa arrogante e insensível”.
Ainda de acordo com os ACE, “o que falta mesmo é gestão. Nosso grupo de trabalho até o ano passado era de 80 agentes e dávamos conta do trabalho. Hoje, nós somos 130. Os cinquenta que entraram no início deste ano, alguns vêm de outros municípios da região e, nem por isso, houve redução de índice”, lamentam.
Por enquanto, o setor de Endemias e a secretaria de Saúde podem segurar esses números e dizer que está controlado, isso porque as chuvas deram uma trégua.  Caso elas resolvam cair, como é típico em nossa região, é dado como certo uma epidemia de Dengue.
Outra reclamação do grupo é com relação ao fardamento usado durante o trabalho, de grande importância para a identificação nas residências. “Com a farda, somos facilmente identificados”, conclui.


CICLO/MÊS
2012
2013
 1º ciclo
1,6%    
3,2%
2º ciclo
1,3% 
4,9%
3º ciclo
2,4%                       
5,2%
4º ciclo
 2,7%                             
2,8%
5º ciclo
1,0%                             
3,6%
 6º ciclo
0,8%                              
**.  Ainda não atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário